Manaus: Condenação de Técnico de Vôlei por Exploração Sexual
Manaus – Após uma denúncia feita pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) através da 101ª Promotoria de Justiça, o técnico de vôlei Walhederson Brandão Barbosa foi condenado por exploração sexual de 11 atletas, que eram seus alunos. A sentença, expedida nesta quarta-feira (19/02), determinou uma pena de 78 anos, 6 meses e 12 dias de reclusão.
Além disso, ele deverá pagar uma indenização de R$ 5 mil a cada uma das 11 vítimas. A promotora de Justiça, Marcelle Cristine de Figueiredo Arruda, da 101ª PJ, destacou a coragem das vítimas em denunciarem os agressores. Segundo ela, essa é a melhor maneira de garantir que não fiquem impunes pelas atrocidades cometidas, além de prevenir que outras crianças ou adolescentes sejam vítimas de abusadores e exploradores.
“O Ministério Público continuará combatendo essas práticas criminosas, prestando o devido apoio às vítimas e incentivando que os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes cheguem ao conhecimento das autoridades competentes, de modo que abusadores e exploradores sexuais sejam devidamente investigados, processados e punidos severamente, como neste caso”, ressaltou a Promotora de Justiça.
Detalhes do Caso
O técnico foi inicialmente preso durante a Operação Bloqueio da Polícia Civil, em novembro de 2023, pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Na ocasião, Walhederson morava com seis adolescentes, sendo que dois deles, de 15 anos, segundo a polícia, dormiam na mesma cama que ele. O relatório policial também menciona que o técnico prometia ascensão na carreira esportiva, oferecendo testes fora do Estado em troca de relações sexuais, que eram filmadas.
Leia mais: URGENTE: técnico de vôlei que coleciona acusações de estupr0 é solto em Manaus; veja vídeo
URGENTE: técnico de vôlei que coleciona acusações de estupr0 é solto em Manaus; veja vídeo
Bomba: técnico da Seleção Amazonense de Vôlei é flagrado com dois ad0lescentes na c4ma; veja vídeo