[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Transações via DOC e TEC serão extintas nesta quinta-feira (29)

Foto: divulgação

Depois de quatro décadas de milhões de transações financeiras, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) chega ao fim hoje, 29 de março. As transações entre diferentes instituições financeiras, tanto para indivíduos quanto para empresas, não serão mais processadas a partir de agora.
Em 15 de janeiro, as emissões e agendamentos de DOCs já foram suspensos pelas instituições financeiras, mas as transferências que foram previamente agendadas até 29 de fevereiro ainda estavam sendo realizadas até hoje.
A Transferência Especial de Crédito (TEC) se junta ao DOC no encerramento das operações. A TEC é um método pelo qual as empresas pagam benefícios financeiros aos seus funcionários, mas que também tem estado em declínio.
Com o surgimento do Pix, o novo sistema de transferência instantânea do Banco Central brasileiro que é gratuito para pessoas físicas, tanto o DOC quanto a TEC perderam relevância e uso. O DOC, que foi introduzido em 1985, permite que dinheiro seja transferido até as 22h, com a transação sendo concluída no dia útil seguinte. Se a transferência fosse feita após este horário, levaria dois dias úteis para ser concluída.
Segundo a Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/transacoes-via-doc-e-tec-deixam-de-existir-nesta-quinta-feira-29/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *