[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

TEDxAmazônia: iniciado em Manaus, evento destaca desenvolvimento sustentável na região amazônica.

Depois de 13 anos, Manaus recebe novamente a edição do TEDxAmazônia — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

TEDxAmazônia retorna a Manaus em meio à crise climática que afeta a região

O tão aguardado evento TEDxAmazônia teve início na tarde desta quinta-feira (2) em Manaus, após 13 anos desde a última edição. A abertura do evento, exclusiva para convidados, ocorreu no prestigiado Teatro Icbeu, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no centro da capital.

A programação se estenderá durante os próximos quatro dias, continuando nesta sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5).

Segundo a organização, mais de 50 palestrantes renomados debaterão uma variedade de temas relacionados à Amazônia, como bioeconomia, geração de renda, oportunidades e empreendedorismo.

O g1 marcou presença na cerimônia de abertura do TEDx Amazônia e teve a oportunidade de conversar com o organizador do evento, Rodrigo Cunha. Em sua entrevista, Cunha frisou que o retorno do TEDx ocorre em um momento crucial da crise climática que assola a região amazônica.

“Em 2010, tivemos a honra de sediar a edição do TEDx aqui em Manaus, e naquela época a região enfrentava uma situação bastante desafiadora. Treze anos depois, estamos vivendo a pior seca da história, com queimadas e uma densa fumaça tomando conta da cidade. Isso nos leva a refletir sobre como estamos encarando essa questão climática e quais soluções devemos buscar para enfrentar essa crise”, ressaltou Cunha.

Cunha também relembrou um estudo realizado em 2019 por pesquisadores americanos, que avaliou as consequências caso a Amazônia fosse completamente destruída.

“Nós não podemos permitir que a floresta seja dizimada. Em 2019, foi constatado que se a Floresta Amazônica desaparecer, teremos uma redução de 15% a 30% na quantidade de chuvas em todo o mundo. Agora, imagine o impacto disso na produção agrícola e na vida das pessoas”, alertou Rodrigo.

Após a cerimônia de abertura, o evento continuará seu cronograma até domingo no Armazém XV, localizado no centro de Manaus. Vale ressaltar que o g1 transmitirá parte das palestras.

TEDx é uma parte da conhecida plataforma TED, que já impactou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, conferências que reúnem ideias inovadoras através de palestras de pensadores e líderes inspiradores.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/tedxamazonia-evento-sobre-desenvolvimento-sustentavel-na-amazonia-tem-inicio-em-manaus.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *