[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Secretário dos EUA se encontra com Lula hoje

Foto: divulgação

O chefe da diplomacia dos EUA, Antony Blinken, virá ao Brasil nesta semana para uma reunião agendada com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (21), às 9 da manhã, no Palácio do Planalto. O diplomata norte-americano também estará presente na reunião do G20, um agrupamento das 19 economias mais prósperas do globo, além da União Europeia e da União Africana, realizada no Rio de Janeiro.

Conforme relato oficial do governo americano, o secretário manifestará o suporte dos EUA ao Brasil como presidência do G20 e ao relacionamento entre as duas nações no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e na transição para a energia verde.

“O Secretário Blinken visa estabelecer um diálogo e envolvimento substanciais com o Presidente Lula sobre uma variedade de assuntos de interesse mundial. O Brasil é um colaborador indispensável em inúmeras questões, incluindo aquelas relacionadas à paz e à segurança global”, afirmou Brian Nichols, o Secretário Adjunto de Estado para assuntos do Hemisfério Ocidental, durante uma coletiva de imprensa.

Brasília – 23/05/2023 Brasil O Secretário Assistente de Estado para assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian A. Nichols, durante uma coletiva no Itamaraty, após uma reunião da Ação Conjunta para a Eliminação da Discriminação Étnica-Racial – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Secretário Assistente de Estado para assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols – Arquivo/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A resolução do conflito territorial entre a Venezuela e a Guiana, em particular, relativo ao território de Essequibo, também está prevista para ser abordada. “O governo brasileiro tem manifestado preocupação acerca da situação ali e desempenha um papel essencial para atenuar a tensão entre as autoridades de Maduro e o governo da Guiana em relação ao Essequibo”, destacou o secretário adjunto.

G20

No Rio de Janeiro, o Secretário Blinken estará presente na reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros do G20, marcada para os dias 21 e 22. “Fora da reunião, o secretário irá interagir com os parceiros do G20 e outros membros da Missão Multinacional de Suporte à Segurança do Haiti, um esforço crucial que atende ao pedido do povo haitiano por ajuda para reinstalação de segurança e estabilidade”, ressaltou Nichols.

Na quinta-feira (22), Blinken segue para Argentina, onde irá se reunir com o presidente Javier Milei para examinar questões bilaterais e internacionais, entre elas, o crescimento econômico sustentável, a prosperidade econômica, os direitos humanos e a promoção do comércio entre ambos países.

Informações obtidas via Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/secretario-dos-estados-unidos-se-reune-com-lula-nesta-quarta-feira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *