Samsung antecipa férias coletivas em fábrica de Manaus devido à seca recorde no Amazonas
A Samsung anunciou que antecipará as férias coletivas de fim de ano em sua fábrica em Manaus, devido à seca histórica que atinge o Estado do Amazonas. A falta de chuvas tem dificultado o transporte de insumos necessários para a produção da empresa.
De acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), as férias coletivas estão programadas para começar no dia 30 de outubro e vão até 14 de novembro. Cerca de 1.500 trabalhadores da Samsung serão afetados.
No último dia 16, o Rio Negro atingiu o menor nível registrado em 121 anos, prejudicando a chegada de suprimentos ao porto de Manaus, onde se encontram os rios Negro e Amazonas. O nível de água alcançou apenas 13,59 metros, superando o recorde anterior de 2010.
Woo Yong Lee, vice-presidente da fábrica da Samsung em Manaus, afirmou que a expectativa é que, quando o nível do rio voltar a subir, os insumos necessários estejam disponíveis e os funcionários possam retomar a produção.
A Samsung declarou estar ciente da situação e ter se preparado antecipadamente para o ocorrido. A empresa afirmou que operará seu programa de produção de forma flexível para minimizar o impacto.
A fábrica da Samsung em Manaus é responsável pela produção de eletrônicos como tablets, smartphones, televisores e aparelhos de ar-condicionado. Atualmente, não há previsão de que a fábrica do grupo em Campinas (SP) assuma a produção de Manaus.
Embora não tenha divulgado o total de funcionários na fábrica em Manaus, o site da Samsung indica que, em 2022, as unidades da empresa em São Paulo e no Amazonas empregavam mais de 10 mil trabalhadores.