[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Qualidade do ar em Manaus atinge níveis críticos e fumaça retorna durante o feriado de Dia dos Finados

Manaus é encoberta novamente por fumaça. — Foto: Pedro Dias/Rede Amazônica

Qualidade do ar em Manaus continua péssima e fumaça encobre a cidade no feriado de Dia dos Finados

Manaus está enfrentando uma grave crise ambiental, com a qualidade do ar considerada péssima e a fumaça voltando a encobrir a cidade. Segundo o sistema “Selva”, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a situação se agrava devido às queimadas e à seca histórica que afetam a região.

Durante todo o mês de outubro, os moradores de Manaus sentiram os efeitos da fumaça espalhada pela cidade. De acordo com o Ibama e a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), as queimadas na Região Metropolitana da capital e no Pará são as principais causadoras desse fenômeno.

Nesta quinta-feira, no feriado de Dia dos Finados, o odor das queimadas voltou a ser sentido em alguns pontos da cidade, resultando em uma péssima qualidade do ar.

O sistema Selva, que monitora a poluição atmosférica em Manaus, revela que a qualidade do ar está péssima nas regiões da Zona Leste e Sul, atingindo principalmente os bairros Zumbi dos Palmares e Morro da Liberdade. A poluição ultrapassou até mesmo os limites da escala que mede as partículas por metro cúbico.

Em outras partes da cidade, como na Zona Centro-Sul e no Centro de Manaus, a qualidade do ar é considerada muito ruim.

Por que a fumaça não se dispersa?

Nos últimos dias, a fumaça parece ter se fixado sobre a cidade. De acordo com o Ibama, isso ocorre porque as massas de ar movem a fumaça de um lugar para outro, fazendo com que ela não se dissipe rapidamente, afetando assim a visibilidade e a qualidade do ar.

Um alerta divulgado pela Sema na segunda-feira (30) indica que Manaus terá dificuldades em ver o céu azul nos próximos dias. Segundo a secretaria, a falta de chuvas, abaixo da média para o período, pode continuar interferindo na qualidade do ar, dificultando a dispersão das partículas de fumaça.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/02/qualidade-do-ar-e-considerada-pessima-e-fumaca-volta-a-encobrir-manaus-durante-o-feriado-de-dia-dos-finados.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *