[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Projeto “Carinho que Alimenta” da Prefeitura de Manaus beneficia idosos da Fundação Dr. Thomas

Foto: divulgação

Sob a tutela da Fundação Dr. Thomas (FDT), ligada à Prefeitura de Manaus, foi realizada na última quinta-feira, 29/2, a aula prática de Nutrição – “Nutrição com Carinho”. O propósito do evento foi encorajar os idosos residentes a adotarem uma dieta saudável. A aula ocorreu na sede da FDT, situada na rua Doutor Thomas, nº 798, no bairro Nossa Senhora das Graças, na região central de Manaus.

O projeto, que faz parte do planejamento do departamento de nutrição – responsável pelo cuidado diário de 156 residentes – contou com a colaboração de quatro estagiários e a participação de 15 idosos. As nutricionistas Dayse Gomes e Bernadete Santos coordenaram a iniciativa, sempre com vista a propor uma dieta saudável e balanceada e a promover longevidade aos idosos.

Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, as ações implementadas pelo projeto têm impactado positivamente a saúde nutricional dos idosos da Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). “Embora o envelhecimento seja natural, acarreta algumas mudanças em nosso organismo. Comumente, na terceira idade, o corpo tende a ter deficiência de vitaminas e nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Por isso, nossa equipe de nutrição tem se dedicado a desenvolver projetos que ajudem os idosos a manter uma alimentação adequada”, pontuou Martha.

Dayse Gomes, uma das coordenadoras do projeto, explicou a motivação por trás desta iniciativa e ressaltou a importância de orientar os idosos em relação ao consumo de açúcar, sal e demais alimentos que podem levar a doenças. “O projeto nasceu com a finalidade de conscientizar os idosos, pois com a idade, às vezes, perdem o senso do sabor e passam a preferir alimentos muito doces ou salgados. Para evitar o excesso e suas consequências, orientamos e incentivamos a ingestão equilibrada de alimentos”, afirmou a nutricionista.

Também destacando a relevância da ligação emocional à comida, a nutricionista buscou resgatar a memória alimentar dos idosos, relembrando sabores que marcaram suas vidas ao compartilhar refeições em família. “Através de uma abordagem prática, procuramos relembrar como era a alimentação em seus lares e, assim, garantir um planejamento alimentar mais eficaz. Queremos que se sintam em casa”, completou.

Suelly Soares, residente da FDT há 10 anos, expressou entusiasmo ao falar a respeito da sua experiência na oficina. “Foi uma experiência muito esclarecedora. Sou idosa e busco cuidar da minha saúde. Aprendi que uma alimentação balanceada é um investimento importante para o meu bem-estar. As discussões e práticas na oficina ressaltaram a importância de escolher alimentos nutritivos, percebi que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.”, disse Suelly.

Apresentando uma variedade de frutas e alimentos nutritivos, a oficina distribuiu diversas frutas para a degustação, como banana, abacaxi, mamão, melão, laranja, abacate e outros. A equipe multidisciplinar orientou a montagem do prato com a intenção de diversificar a rotina alimentar dos idosos.

Para concluir, Dayse Gomes reforçou que uma alimentação saudável é fundamental para a qualidade de vida na terceira idade. “Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes garante uma ingestão balanceada de vitaminas e minerais, essenciais para a vitalidade e o bom funcionamento do corpo.”

— — —

Texto – Luiz Benjamin / FDT

Fotos – Phil Limma / Semcom

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/alimentacao/oficina-carinho-alimenta-fdt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *