A revitalização das emblemáticas pedras portuguesas que embelezam o complexo turístico de Ponta Negra, em Manaus, foi realizada pela prefeitura local entre janeiro e fevereiro de 2024. Com trabalho minucioso e realizado à mão, 800 metros quadrados de padrões curvilíneos e retilíneos foram repostos e recompostos nesta popular atração turística.
Esse meticuloso trabalho de restauração é realizado manualmente, visando corrigir áreas do extenso passeio, onde as pedras lusitanas de calcário e basalto eventualmente se descolam. Cada pedra é cuidadosamente recolocada, recompondo os mosaicos artísticos e figuras abstratas que adornam o local. Devido à sua rusticidade e formas naturais, este pavimento resgata vivências nostálgicas e estimula a memória afetiva dos visitantes.
A tarefa em questão foi supervisionada pelo comitê do parque, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), agência encarregada de administrar o complexo. No último levantamento realizado no dia 16, mais 420 metros quadrados de pedras foram recompostos. Isso se soma aos 380 metros quadrados restaurados em janeiro.
Informações fornecidas pela assessoria.