[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Prefeitura oferece atendimento socioassistencial a mulheres da zona Sul com unidade móvel.

Foto: divulgação

Na última terça-feira, 23 de abril, a Prefeitura de Manaus, atuando através da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), posicionou estrategicamente a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher na rua 24 de Agosto, situada no bairro Morro da Liberdade. Esta localidade foi escolhida por sua proximidade com o albergue municipal Gecilda Albano, na zona Sul da metrópole, com o objetivo de facilitar o acesso ao atendimento.

A oferta de serviços pela unidade móvel abrange assistência gratuita, abordando desde orientação jurídica e psicológica até apoio social para mulheres que estão passando por uma fase de vulnerabilidade social ou enfrentando violações de direitos. Além disso, a iniciativa promove discussões produtivas por meio de rodas de conversa, que abordam os direitos femininos e as diversas formas de violência doméstica, possibilitando uma maior conscientização sobre esses temas.

Para atender comunidades carentes de serviços fundamentais, “a unidade móvel se destaca como um recurso crítico, fornecendo apoio essencial, sobretudo às mulheres que encontram obstáculos para acessar os centros de atendimento fixos”, conforme explica a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM). Esse suporte móvel desempenha um papel crucial ao aproximar esses serviços da população, facilitando significativamente seu acesso.

A gama de orientações abarcadas pela unidade inclui encaminhamentos para capacitação profissional e acesso à educação e serviços de saúde, adaptando-se às necessidades específicas de cada mulher. Em casos de violência doméstica, as vítimas são direcionadas ao CRDM para receber acompanhamento especializado por parte da equipe técnica.

Francineia Fernandes, uma moradora do bairro Santa Luzia, também localizado na zona Sul, compartilhou seu contentamento com o atendimento recebido, ressaltando a eficácia com que as profissionais esclarecem dúvidas e fornecem orientações, especialmente para aqueles que não têm familiaridade com estes assuntos. “A forma como conseguem explicar e guiar quem tem pouco conhecimento sobre esses temas faz toda a diferença”, enaltece Francineia.

A iniciativa permanecerá ativa no bairro Morro da Liberdade até a próxima quarta-feira, 24 de abril, operando das 8h às 14h. Para usufruir dos serviços oferecidos, é indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto e o CPF.

— — —

Este material foi produzido por Igor Costa para a Semasc, com imagens registradas por Diego Lima, também da Semasc.

Fonte: https://folhadesorocaba.com.br/de-volta-sorocaba-reinaugura-unidade-do-sabe-tudo-conect-apos-anos-de-inatividade/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *