[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Prefeitura inicia vacinação contra a dengue com objetivo de imunizar mais de 60 mil crianças em Manaus

Foto: divulgação

A Prefeitura de Manaus iniciou o processo de vacinação contra a dengue no dia 22 de fevereiro, com o objetivo de atingir 90% das 65.037 crianças, com idades de 10 e 11 anos, residentes na capital. A abertura oficial do programa de imunização ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, uma unidade de saúde localizada na Zona Oeste que serve como ponto de referência para mais de 34.000 indivíduos, incluindo indígenas de 35 etnias diferentes que habitam a região.

A primeira criança a receber a vacina Qdenga foi Anita, uma menina de 10 anos da etnia Koripako, originária do Alto Rio Negro. Companhada por sua mãe, Sandra Rodrigues, Anita foi até a USF para receber a primeira vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para combater os sorotipos da dengue, uma doença que teve um aumento significativo no número de casos notificados no Brasil e que atualmente conta com 997 casos confirmados em Manaus. Sandra, sempre consciente do calendário nacional básico de vacinação, afirmou que estava mantendo as vacinas de Anita atualizadas e que a dengue não seria exceção.

Djalma Coelho, subsecretário municipal de Gestão da Saúde, destacou a relevância da vacina durante o evento, observando que ela serviria como outra estratégia preventiva contra a dengue, casos graves da doença e mortes decorrentes da mesma. Ele realçou a importância de indivíduos, tanto crianças como adultos, se vacinarem para que os benefícios da vacina sejam sentidos em termos médios e longos, além da necessidade de todos contribuírem para a remoção de condições propícias para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

A nova vacina contra a dengue já está disponível em 171 salas de vacinação municipais, cujos endereços e horários podem ser verificados no site oficial da prefeitura. Para conseguir a vacina é necessário que o menor esteja acompanhado dos pais ou de um responsável e que apresente um documento oficial de identificação, juntamente com o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o CPF, e o cartão de vacinação.

A vacinação também será realizada em escolas inscritas no Programa Saúde na Escola (PSE), de acordo com o subsecretário Djalma Coelho. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia conjunta dos departamentos de saúde e educação com o objetivo de melhorar a imunização em Manaus.

Por fim, a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, afirmou que, assim que houver doses suficientes, a vacinação será estendida para crianças na faixa etária de 12 a 14 anos. Ela reforçou que, apesar do público-alvo da vacinação contra a dengue em todo o país serem as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, o atendimento está sendo escalonado, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, devido à quantidade limitada de doses disponíveis.

Texto – Andreá Arruda / Semsa
Fotos – Ruan Souza / Semcom

Links para as fotos – https://flic.kr/s/aHBqjBf4E9

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/imunizacao/abertura-vacinacao-contra-dente-manaus/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *