[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Prefeitura de Manaus realiza plantio e manutenção da arborização em diferentes pontos da capital

Foto: divulgação

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Alterações Climáticas de Manaus (Semmasclima) estará executando atividades de plantio e manutenção da vegetação pública em quatro regiões distintas da cidade. Sob orientação da Prefeitura de Manaus, o projeto visa plantar um conjunto de trezentas e sessenta mudas ao longo das avenidas Mário Ypiranga Monteiro, Beira-Rio (Coroado) e São Jorge, além de fazer serviços de manutenção na vegetação do canteiro central e passeio público da avenida Constantino Nery, região Centro-Sul.

Esta semana serão cultivadas as espécies de jutairana, resendá, ipê-amarelo e lofantera (também chamada de lanterneira, ou chuva-de-ouro da Amazônia), que após cinco anos do plantio em canteiros públicos tendem a crescer e se transformar em árvores, contribuindo para o sombreamento, aperfeiçoamento da sensação térmica e estoque de carbono, minimizando desta forma, os efeitos das ilhas de calor urbano.

Antonio Stroski, secretário da Semmasclima, ressalta a necessidade de reconhecer o valor do verde para a saúde e qualidade de vida da população. “Com a orientação do prefeito David Almeida, estamos priorizando áreas que carecem de vegetação e também focando em soluções para desafios climáticos. Incentivamos a população a participar ativamente e adotar o plantio em seus quintais, utilizando as mudas que são distribuídas gratuitamente, melhorando assim, sua qualidade de vida”, aponta Stroski.

Através do Departamento de Arborização e Sustentabilidade (Dears) da Semmasclima, o plantio e a manutenção do verde público em Manaus são regulados. Segundo Laiane Torres, diretora em exercício do Dears, “o plano é plantar 12 mil mudas até o fim de 2024, o que faz parte do Plano Municipal de Arborização. A época ideal para o plantio é durante os meses de chuva (de janeiro a abril, bem como novembro e dezembro)”.

A Prefeitura de Manaus também prevê a distribuição gratuita e itinerante de mudas de árvores frutíferas, ornamentais e medicinais toda semana. O projeto ocorre em diferentes regiões e bairros da cidade a cada quarta-feira. As atualizações sobre o cronograma de distribuição podem ser acessadas no perfil @semmasmanaus. Cada cidadão tem o direito de retirar até cinco mudas.

—- —- —-

Matéria por Taianna Castro / Semmasclima
Imagens pela Equipe de Comunicação / Semmasclima

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/meio-ambiente/plantio-mudas-arborizacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *