[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Prefeitura de Manaus duplica áreas públicas e realiza obras de reabilitação urbana

Foto: divulgação

A gestão do prefeito David Almeida na prefeitura de Manaus tem o firme compromisso de revitalizar e reurbanizar a cidade, investindo em locais públicos de lazer de alta qualidade. A estratégia em ação tem como resultado a criação de cerca de 181 mil metros quadrados de novos espaços ao ar livre para moradores e visitantes.

Simultaneamente, a capital da Amazônia está ampliando a quantidade de grandes espaços públicos de referência. Isso inclui o complexo de São Vicente no centro da cidade, no sul, bem como as duas etapas do parque Amazonino Mendes, que fica entre as zonas norte e leste, e o parque Encontro das Águas Rosa Almeida, localizado na zona leste.

Os projetos conduzidos pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) estiveram em destaque durante uma apresentação do prefeito na terça-feira, 6 de fevereiro, na Câmara Municipal de Manaus. Em sua Mensagem Governamental, o prefeito salientou os progressos históricos alcançados nos últimos três anos em todas as regiões da cidade.

Esses projetos de reabilitação e reurbanização, aliados a melhorias urbanísticas inovadoras, transformaram Manaus em uma cidade mais humana nos últimos anos. Essas melhorias estão de acordo com a missão do corpo técnico e criativo do Implurb.

Todo plano de melhoria de infraestrutura requer novos equipamentos urbanos. Nesse sentido, a primeira importante contribuição foi a entrega da casa do Praia Zezinho Corrêa, no Dia do Trabalho do ano passado. O espaço de lazer e entretenimento faz parte do turístico complexo Ponta Negra. Com arquitetura projetada pelo Implurb, tornou-se um recanto muito popular, onde os visitantes podem entrar em contacto com a natureza.

Durante o aniversário de Manaus, em outubro passado, outra contribuição importante do Implurb foi a inauguração da primeira fase do parque Amazonino Mendes. Este é apenas um exemplo de como o Implurb está ajudando a mudar o foco dos grandes espaços de lazer da cidade.

“Em 2023, começamos as obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, que oferecerá aos visitantes uma vista espetacular do internacionalmente famoso ‘Encontro das Águas’. Além disso, o complexo de São Vicente, que inclui o mirante Lúcia Almeida e o casarão Thiago de Mello, está quase concluído”, disse o prefeito na Câmara Municipal de Manaus.

Em relação ao futuro, o prefeito David Almeida informou que a segunda fase do parque Amazonino Mendes será entregue ainda neste semestre e que as obras do conjunto habitacional devem ser concluídas até dezembro.

Quase duas décadas depois que o arquiteto premiado Oscar Niemeyer esboçou uma visão de urbanização para a área, a prefeitura de Manaus finalmente começou a trabalhar na construção do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, no final de 2023. A obra está planejada para ser concluída num prazo de 12 meses.

Enquanto isso, as obras do projeto “Nosso Centro” estão 95% concluídas e deverão ser inauguradas no primeiro trimestre de 2024. Financiado pelo Tesouro Municipal, o complexo incluirá um novo píer turístico que irá melhorar a segurança e o conforto para residentes e operadores de turismo.

Créditos:
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Semcom

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/mensagem-governamental/prefeitura-duplica-areas-publicas-e-investe-em-obras-de-reabilitacao-urbana-para-manaus/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *