[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Prefeitura de Manaus avança na obra de contenção e reaterro da avenida Constantino Nery

Foto: divulgação

Iniciada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), órgão associado à Prefeitura de Manaus, segue avançando mais uma fase da obra emergencial. A ação busca conter o avanço da erosão na Avenida Constantino Nery, na região Centro-Sul da cidade, que resultou no comprometimento de duas faixas da estrada. Atualmente, o trabalho avança para o processo de reaterro e contenção, com 2 mil saquinhos de rip-rap para controlar o avanço da erosão.

“O que aconteceu aqui foi a ruptura de um sistema de drenagem profunda que existe há mais de 15 anos. Na época de sua instalação, era feito apenas com tubo de concreto sem reforço de ferro. Agora estamos substituindo por tubos com uma estrutura mais resistente, que conta com aço – é o chamado concreto armado. Esse material deve garantir a integridade do local pelos próximos 40 anos. Este problema que estamos corrigindo é algo que se arrasta por cerca de 20 anos. Contudo, com a determinação do prefeito David Almeida, conseguiremos resolver esse problema em torno de quatro dias”, observa Renato Junior, Secretário de Obras.

No último domingo, 11/2, as equipes da Seminf estenderam os trabalhos até a noite. Logo no início da manhã de segunda-feira, retornaram ao local, enchendo e fechando 2 mil sacos de rip-rap com uma mistura de cimento e areia, conhecida como farofa.

O trabalho está sendo conduzido com o auxílio de uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica. Ambas têm sido fundamentais para a aplicação dos sacos com rip-rap e o posterior aterro para eliminar esta cratera que atinge seis metros de profundidade.

O secretário, Renato Junior, salienta a importância de restaurar a via o mais rápido possível. “Esta é uma região que concentra muitas atividades comerciais, além de faculdades, igrejas e hospitais. Não podemos deixar essa via interrompida. Estamos aproveitando o período do Carnaval para encontrar uma solução definitiva para este problema. Trabalharemos em turno integral, dia e noite, para cumprir com essa determinação do prefeito David Almeida.”

A equipe dedicou-se à substituição de dez canos que romperam devido ao desgaste e sobrecarga provocada pelas recentes chuvas intensas. Essas peças de concreto simplesmente não resistiram ao volume de água e à pressão da terra.

A gestão municipal instalou tubos de concreto armado, mais robustos, com um maior potencial de resistência. Atualmente, o trabalho envolve o processo de aterro e compactação com rip-rap. Na etapa seguinte, será feita a aplicação da camada de asfalto e a construção da calçada.

— — —Texto – Rayana Coutinho/ SeminfFotos – Phil Limma /Semcom e Márcio Melo/ Seminf Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBdYBE

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/infraestrutura/avanco-obras-seminf/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *