O chefe do executivo municipal de Manaus, David Almeida, divulgou na segunda-feira, 22 de janeiro, planos para implementar medidas integradas através da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) com foco nas áreas atingidas pelo incêndio devastador de sábado, 20 de janeiro, ocorrido no bairro central do Céu. O objetivo dessas ações é facilitar a integração das famílias afetadas ao esquema “Minha Casa, Minha Vida”.
“Dentro do mês de janeiro, a cidade presenciou dois incêndios de grande escala, o mais recente, no último sábado (20), aconteceu no bairro do Céu e o anterior na Praça 14, no dia 12. Convocamos uma reunião com o Secretário de Habitação, Jesus Alves, e já estamos canalizando esforços para essas duas áreas. Queremos incluir aqueles que perderam suas casas no incêndio no esquema de calamidade do ‘Minha Casa, Minha Vida’, com o intuito de proporcionar a construção de uma nova habitação através do programa. Este é também um dos papéis fundamentais da administração municipal no que diz respeito ao alojamento”, disse Almeida.
O programa “Minha Casa, Minha Vida” também se estende a famílias que residem em zonas de risco, de acordo com o programa de calamidade da Defesa Civil Nacional.
Conforme afirmou Jesus Alves, o Secretário da Semhaf, as equipes já iniciaram o levantamento inicial das áreas atingidas. “Nosso objetivo é coletar estes dados prévios, identificar quem morava nessas áreas e, a partir daí, procurar soluções para esse triste incidente”, acrescentou o Secretário.
As famílias afetadas também foram auxiliadas imediatamente após o evento, através da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que forneceu cestas básicas, colchões de casal e solteiro e lençóis, visando garantir conforto e suprimentos essenciais para as vítimas.
Texto Beathriz Torres / Semcom e Divulgação Semhaf
Fotos Ruan Souza / Semcom