O transatlântico norueguês MS Viking Sea aportou em Manaus nesta terça-feira, 30/1. Tendo partido de San Juan, capital de Porto Rico, se torna o segundo navio a atracar no Porto de Manaus desde que as ancoragens para embarcações de grande porte foram autorizadas. A bordo, vieram 928 visitantes e uma tripulação de 465 pessoas, aproximadamente 95% são turistas norte-americanos.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), garantiu a recepção dos turistas nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), localizados no Porto de Manaus e no Pavilhão Universal, frente à Praça Tenreiro Aranha. Também será conduzida uma pesquisa de satisfação e distribuição de material informativo sobre a cidade de Manaus.
Reginei Rodrigues, diretor-presidente da Manauscult, ressaltou o impacto financeiro que trazem esses visitantes para Manaus e a relevância de potencializar a circulação de turistas na capital do Amazonas.
“Manaus está se consolidando como um dos locais mais buscados pelos turistas e a presença de visitantes de outros países representam uma influência financeira bastante expressiva para a cidade. Estamos prontos para acolher estes turistas que trazem tanta receita e que, por consequência, impulsionam o turismo na Amazônia”, declara Rodrigues.
Os turistas do Viking Sea permanecerão na cidade até esta quarta-feira, 31/01, partindo de Manaus em voo fretado. No mesmo dia, mais 800 turistas chegarão de Miami, também em voo charter, e embarcarão no navio, cuja partida está agendada para quinta-feira, 1º de fevereiro, com destino a Parintins.
A passagem do MS Viking Sea por Manaus deverá produzir um retorno financeiro estimado em R$ 8 milhões. A temporada de cruzeiros 2023/2024 se estenderá até o mês de abril.
Texto reescrito por [nome], redator SEO especialista em notícias.
Texto original – Oliveira Junior / Manauscult
Fotos – Cadu Castro / Manauscult