[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Maternidade reforça pedidos de doação de leite materno para bebês prematuros

Foto: divulgação

Depois das comemorações de fim de ano, férias e Carnaval, o Posto de Arrecadação de Leite Materno, da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), vinculada à prefeitura de Manaus, está com o seu estoque muito baixo, chegando a níveis críticos. Aproveitamos para comparar esse volume ao mês de janeiro deste ano, o qual a maternidade recebeu 10.650 mililitros do leite doado. No entanto, eram necessários 20.130 mililitros para suprir a alimtenação dos bebês prematuros na UTIN da insituição, resultando numa defasagem de 9.480 mililitros.

No ano de 2023, o Posto de Coleta de Leite Humano da MMT teve a contribuição de 77 mulheres, as quais doaram um total de 364.819 mililitros de leite materno durante o ano. O mês que apresentou maior índice de doações foi setembro, chegando a coletar mais de 60.000 mililitros, enquanto dezembro mostrou o pior resultado com apenas 17.570 mililitros coletados.

A enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, nos lembra que “Em janeiro deste ano não conseguimos sequer chegar na quantidade que recebemos no pior mês do ano passado. Precisamos reverter essa situação o quanto antes, pois os bebês prematuros e doentes que não podem ser alimentados pelas suas mães não podem esperar.”

Núbia Cruz também sublinha que qualquer mulher saudável e que esteja amamentando pode ser doadora podendo salvar a vida de muitos recém-nascidos. Ela ainda completa que ‘É crucial que todas as mulheres lactantes saibam que a doação de leite pode literalmente salvar vidas”.

Doações podem ser agendadas através de dois números de telefone, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Além disso, podem ser feitas diretamente na sede do maternidade, todos os dias, das 8h às 17h.

Lílian Aguiar, enfermeira responsável pelo Cantinho da Amamentação, destaca que o processo de doação é bastante simples. “Entregamos potes esterilizados nas casas das doadoras, recolhemos o leite e ainda damos todas as orientações necessárias”, explicou.

Todo o leite doado passa por análises, é pasteurizado e sofre um rigoroso processo de controle de qualidade antes de ser disponibilizado para as crianças, conforme exige a RDC Nº 171.

O Posto de Coleta de Leite Humano da MMT tem funcionado 24 horas por dia desde 2005 para atender às pacientes internadas na unidade. Também dispõe de motorista e carro para coletar leite na casa das doadoras, buscando os recipientes cheios e substituindo-os por esterilizados.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde por pelo menos dois anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aproximadamente 6 milhões de vidas são salvas anualmente graças ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

— — —

Texto – Marcella Normando / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa

Fonte: https://www.manaus.am.gov.br/noticias/saude/maternidade-reforco-doacao-leite-humano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *