[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Manaus será sede de encontros técnicos do G20

Reuniões devem ocorrer nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano. — Foto: William Duarte/Rede Amazônica

Manaus irá sediar uma série de reuniões técnicas como preparação para o G20, que será realizado em 2024, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil assumirá a presidência rotativa do G20 em dezembro deste ano, sucedendo a Índia.

Conhecido como Grupo dos 20, o G20 reúne ministros da Economia e presidentes de Bancos Centrais de 19 países, além da União Europeia. Juntos, esses países representam aproximadamente 80% da economia global.

Embora o Governo Federal ainda não tenha divulgado as datas específicas das reuniões em Manaus, espera-se que ocorram nos meses de março, junho, setembro e novembro do próximo ano.

Nos últimos anos, o G20 realizado na Índia em 2020, em Bali, na Indonésia, em 2022, e em Roma, na Itália, em 2021. Ao final do último encontro, o Brasil foi escolhido como sede em 2024, porém a cidade não havia sido definida.

O G20 é composto pelos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Criado em 1999, em resposta às crises econômicas da época, o G20 tem como objetivo reunir líderes para discutir desafios econômicos, políticos e de saúde. A ideia surgiu com a globalização e a necessidade de uma maior aproximação para resolver problemas em comum. O G20 é uma iniciativa derivada do G7, grupo composto por países democráticos e industrializados.

O primeiro encontro dos líderes dos países membros do G20 aconteceu em 2008. Após dois dias de intensas discussões, o grupo publica um comunicado que serve como orientação política, mas não impõe obrigatoriedade aos países em relação às conclusões ali apresentadas. Além disso, os encontros bilaterais desempenham um papel fundamental nos eventos do G20.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/20/manaus-vai-sediar-reunioes-tecnicas-do-g20.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *