[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Mais de 5.900 Carteiras de Identidade Nacional de crianças continuam sem ser retiradas nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs) em Manaus.

Carteiras de Identidade Nacional — Foto: Divulgação

Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus, segundo informações do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Dessas carteiras, cerca de 30% são destinadas a crianças de zero a 12 anos.

É importante ressaltar que a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas recomenda solicitar a CIN somente para casos em que o cidadão esteja sem o documento devido a sinistros, perdas, roubos ou quando a identidade está com rasuras ou mal conservada. Isso porque o antigo Registro Geral (RG) ainda é válido até 2032.

A diretora do DPTC, Margareth Vidal, destaca que quase seis mil carteiras são referentes a crianças e adolescentes e ressalta que os pais ou responsáveis devem retirar o documento em nome dos menores. Ela enfatiza a importância de resgatar as carteiras o mais rápido possível.

É válido mencionar que, embora não haja impedimento para solicitar a CIN para filhos menores, o sistema pode enfrentar dificuldades para coletar os dados das crianças de até cinco anos devido à imaturidade das impressões digitais. Por isso, a emissão da CIN não é obrigatória nessa faixa etária. A diretora explica que os desenhos das impressões digitais nessa idade são muito pequenos para serem registrados adequadamente pelos equipamentos.

Importante ressaltar que a Certidão de Nascimento é considerada o documento oficial das crianças.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/28/quase-6-mil-carteiras-de-identidade-nacional-de-criancas-nao-foram-retiradas-nos-pacs-de-manaus.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *