Pesquisar

Lula diz que pediu para que Trump entregue brasileiros foragidos

Lula diz que pediu para que Trump entregue brasileiros foragidos

O combate ao crime organizado é um assunto de relevância global e, neste contexto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacou, em recente entrevista à TV Record Bahia, sua solicitação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a entrega de brasileiros foragidos que se encontram em território norte-americano.

Pedidos de Cooperação Internacional

Lula enfatizou que a colaboração entre os dois países é fundamental para o enfrentamento do crime organizado. “Eu conversei com o Trump: ‘se você quiser combater o crime organizado, o Brasil está disposto a jogar todo um peso que a gente puder jogar para combater, mas você precisa começar me entregando os brasileiros que estão aí’”, revelou. Essa abordagem visa uma ação conjunta, refletindo a seriedade do problema.

Referência ao Grupo Refit

No mesmo contexto, o presidente mencionou o Grupo Refit, anteriormente conhecido como Refinaria de Manguinhos, que está interditada desde setembro de 2025, devido a investigações da Receita Federal e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). A interdição foi provocada por suspeitas de fraudes na importação e na comercialização de combustíveis, evidenciando a necessidade de mecanismos de controle mais rigorosos.

Focos de Investigação

Lula fez questão de ressaltar sua expectativa em relação à captura de figuras-chave ligadas a essas operações. “Estou aguardando, sobretudo, o dono da Refit, que é o principal deles, porque essa é uma guerra que nós vamos vencer”, mencionou. O empresário Ricardo Magro, o proprietário da Refit, atualmente reside em Miami e enfrenta investigações relacionadas a fraudes e lavagem de dinheiro. A captura desses indivíduos sem dúvida será um passo importante na luta contra crime e corrupção.