[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Lula defende manutenção de zona de paz na América do Sul

Foto: divulgação

Nesta quinta-feira (29), o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou a necessidade de preservar a América do Sul como um território pacífico. Este comentário foi feito após a sua reunião com o líder guianês, Irfaan Ali, na qual visitou a cidade capital da Guiana, Georgetown.

De acordo com Lula, “A colaboração do nosso país com a Guiana é um elemento crucial na estratégia brasileira de contribuir não apenas para o progresso, mas também para a garantia de que a América do Sul continue sendo uma região pacífica no globo. A guerra só provoca desolação de infraestrutura e vidas, além de sofrimento. Por contraste, a paz fomenta prosperidade, geração de trabalho, instrução e serenidade para a humanidade. Atuar nesse sentido na América do Sul e globalmente é o compromisso que o Brasil visa cumprir “, declarou.

A Guiana e a Venezuela estão no centro da controvérsia sobre o território do Essequibo, mas prometeram se abster da violência para solucionar a disputa. Assinado em dezembro de 2023, o acordo foi facilitado por entidades regionais e vários países, incluindo o Brasil.

Lula, flanqueado pelo chefe de estado da Guiana durante a declaração desta quinta-feira, evitou trazer à tona diretamente a disputa pelo Essequibo. No entanto, expressou gratidão ao Primeiro Ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, por seu papel como “mediador das negociações entre a Guiana e a Venezuela”.

Lula embarcará hoje para Kingstown, a capital de São Vicente e Granadinas, onde amanhã (1º de outubro) participará da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Gonsalves é o atual presidente pro-tempore do Celac.

Lula demostrou otimismo para a reunião da Celac, ao afirmar “Espero que a reunião da Celac seja frutífera e harmoniosa e que todos nós saiamos falando sobre paz, prosperidade, alegria, amor e não ódio”.

Informações fornecidas pela Agência Brasil.

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/lula-defende-manutencao-de-zona-de-paz-na-america-do-sul/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *