[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Indonésia realiza eleição em um único dia, a maior já registrada mundialmente

Foto: divulgação

Embora mais de 200 milhões de pessoas sejam esperadas para votar em uma nova liderança na Indonésia hoje, 14 de abril, o processo não é fácil. Isso ocorrerá no que é considerado o maior evento eleitoral do mundo que acontece em um único dia.

A Indonésia, uma nação democrática com uma alta concentração de muçulmanos e uma economia em rápido crescimento, tem feito progressos consideráveis desde o fim do regime autoritário do finado ditador Suharto em 1998.

A coordenação de uma eleição na maior nação arquipelágica do planeta é uma tarefa estupenda. Estendendo-se por três fusos horários e sendo maior que os Estados Unidos, o país é composto por mais de 18.000 ilhas e possui mais de 150 idiomas.

Além do papel principal, esta eleição também escolherá por volta de 20.000 outros representantes nacionais e provinciais. A geração do milênio tem um papel crucial, com cerca de metade dos eleitores registrados abaixo dos 40 anos, de acordo com a Comissão Geral de Eleições.

As questões principais nessa eleição são ampliação das oportunidades de emprego e crescimento econômico, apesar das preocupações com a mudança climática e a exploração ilícita de madeira que ameaçam a sustentabilidade do país.

No tocante aos candidatos,

![Candidatos presidenciais da Indonésia em 2024](https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2024/02/Candidatos-presidenciais-da-Indonesia-em-2024-Ganjar-Pranowo-L-Prabowo-Subianto-e-Anies-Baswedan-R-.png)
O ex-general Prabowo Subianto, os ex-governadores Ganjar Pranowo e Anies Baswedan são os fortes candidatos.

Prabowo Subianto, atualmente o Ministro da Defesa e ex-genro do ditador deposto Suharto, é o favorito nas pesquisas, apesar de seu passado controverso. Ele é acusado de cometer sequestros e torturas, mas nega qualquer envolvimento nesses eventos.

O candidato do Partido Democrático de Luta, Ganjar Pranowo, é popular entre os residentes fora da capital, Jacarta, graças aos seus dois mandatos como governador de Java Central.

O candidato independente, Anies Baswedan, tem ligações fortes com grupos islâmicos. Ele já foi governador de Jacarta e venceu um cristão de etnia chinesa em 2017, acusando-o de blasfêmia.

O processo de votação foi dificultado por uma tempestade que causou inundações em algumas partes de Jacarta, mas os eleitores continuaram a votar até o fechamento das urnas na tarde de hoje.

A participação esperada para esta eleição é de 75%.

*Informações tiradas da CNN Brasil

Para mais informações:

Presidiários do PCC escapam de prisão de alta segurança no Brasil

Sapataria no centro de Manaus sofre prejuízo após tentativa de assalto

Profissionais que abastecem os supermercados em Manaus são homenageados.

Fonte: https://emtempo.com.br/225038/mundo/indonesia-realiza-maior-eleicao-feita-em-um-unico-dia-no-mundo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *