[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Fumo obriga voo para o Pará a retornar a Manaus

Aeroporto Internacional de Manaus. — Foto: Hariel Fontenelle/g1

Fumaça que cobre Amazonas e Pará obriga voo a retornar a Manaus

No último domingo (19), um voo da companhia aérea Azul, que saiu de Manaus com destino a Itaituba, no Pará, precisou voltar à capital amazonense devido à fumaça que encobre parte das regiões. A situação vem causando incômodo à população e prejudicando a visibilidade na área.

A empresa afirmou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros, reajustando suas viagens em outros voos disponíveis. A fumaça, de acordo com o Governo do Amazonas, tem origem no oeste do Pará e na Região Metropolitana de Manaus.

Segundo dados do satélite GOES-16, fornecidos pela NOAA e analisados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Manaus ainda sofre com a acumulação de fumaça nos últimos dois dias nessas localidades. Isso ocorre devido ao calor intenso e à escassez de chuvas causadas pelo fenômeno El Niño, o que dificulta a dispersão das partículas de fumaça.

No Pará, nos últimos dois dias, foram registrados 334 focos de queimadas, enquanto no Amazonas houve 125 registros, sendo 24 apenas na Região Metropolitana de Manaus. O monitoramento por imagens de satélite tem sido essencial para identificar a origem e a progressão da fumaça, permitindo ações mais efetivas por parte das autoridades.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/21/fumaca-faz-voo-com-destino-ao-para-retornar-para-manaus.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *