[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Falta de novos conselheiros tutelares compromete recebimento de denúncias na Delegacia de Proteção à Criança e o Adolescente em Manaus.

Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). — Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

Prefeitura de Manaus anuncia que Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente (Depca) vai receber denúncias enquanto posse dos conselheiros tutelares não ocorre.

A posse dos novos conselheiros estava prevista para esta quarta-feira (10), mas foi suspensa temporariamente pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. Enquanto aguardam a resolução judicial, a Secretaria Municipal Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) orienta que as denúncias sejam feitas na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente (Depca) ou no Juizado da Infância e da Juventude.

A decisão de suspensão do certame foi tomada pela desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa, em resposta a um recurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. A DPE argumentou que o edital da eleição não previu a prova de títulos para os candidatos, o que viola a legislação municipal.

A prefeitura informou que cumprirá a decisão judicial, mas pretende recorrer, alegando que o processo eleitoral foi realizado dentro dos parâmetros legais, com acompanhamento do Ministério Público.

Enquanto isso, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente (Depca) estará preparada para receber as denúncias e garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em Manaus. A população pode entrar em contato através dos canais da delegacia para fazer suas denúncias e buscar auxílio.

Imagem:
Denúncias Delegacia

A suspensão temporária da posse dos conselheiros tutelares gera preocupação, mas a prefeitura está comprometida em garantir a proteção dos menores em situação de vulnerabilidade. A Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente (Depca) é uma importante instituição que atua nesse sentido, oferecendo suporte e investigando casos de abuso, negligência e violência contra crianças e adolescentes.

Áudio:

A sociedade deve ficar atenta e denunciar casos de violação dos direitos infantojuvenis, mesmo durante esse período de transição. É fundamental que todos se unam para proteger as crianças e os adolescentes, garantindo que eles tenham um ambiente seguro e saudável para crescer e se desenvolver.

Vídeo:

A suspensão da posse dos conselheiros tutelares é um momento de reflexão e busca por soluções. A prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), continuará trabalhando para assegurar os direitos das crianças e adolescentes, apoiando-os e oferecendo a proteção necessária.

Imagem:
Crianças e adolescentes

Lembramos que todos têm o papel de denunciar casos de violência e abuso contra crianças e adolescentes. A proteção desses grupos vulneráveis é responsabilidade de toda a sociedade. Unidos, podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para que esses jovens cresçam com dignidade e oportunidades. O futuro depende de nós.

Imagem:
Proteção crianças e adolescentes

Vamos juntos combater a violência e garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.

Áudio:

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/01/11/sem-novos-conselheiros-tutelares-delegacia-de-protecao-a-crianca-e-o-adolescente-recebera-denuncias-em-manaus.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *