Brinquedotecas são inauguradas em unidades prisionais para fortalecer laços familiares e humanizar o ambiente carcerário
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) concluiu a entrega das brinquedotecas do sistema penitenciário na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) nesta terça-feira (17). Esses espaços foram criados com o objetivo de proporcionar maior conforto e acolhimento aos filhos das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) e reforçar o estreitamento dos laços entre os custodiados e seus familiares.
Nos últimos dias, três brinquedotecas foram entregues na capital. Além da UPP, o Centro de Detenção Provisória de Manaus I e II (CDPM I e II) também receberam seus espaços inaugurados nos dias 06 e 09 de outubro, respectivamente.
As brinquedotecas contam com pinturas temáticas infantis, interações lúdicas e espaço para desenho, além de brinquedos fabricados pelos próprios custodiados da unidade. No total, 24 reeducandos do Programa Trabalhando a Liberdade atuaram na construção do espaço, desempenhando funções de desenhista, pedreiro, artífice, soldador, artesão e pintor.
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, coronel Paulo Cesar, as brinquedotecas vão além de um espaço recreativo e têm o objetivo de aproximar os custodiados de seus familiares, fortalecendo as relações e humanizando o ambiente carcerário, que muitas vezes é estigmatizado pela sociedade.
Na visão do custodiado José Ferreira (nome fictício), a brinquedoteca é uma iniciativa positiva. Ele destaca que a construção desse espaço tem sido de grande ajuda no processo de ressocialização dos participantes do programa e é motivo de orgulho para todos.