O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) anunciou que irá publicar, nesta terça-feira (21), a portaria de convocação dos candidatos aprovados e nomeados no concurso público realizado pela instituição. A nomeação foi divulgada oficialmente no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quinta-feira (16).
De acordo com o Detran, a portaria conterá prazos e listas de exames médicos e documentação necessária para dar seguimento ao cronograma do concurso, mais especificamente à fase de posse.
Segundo o edital, após a publicação da nomeação, os aprovados têm um prazo de 30 dias para tomarem posse.
O órgão informa que os exames médicos necessários incluem atestado de sanidade física e mental emitido por um psiquiatra (com validade de um mês); exames de hemograma, VDRL, glicemia, EAS de urina, parasitológico de fezes, audiometria tonal com laudo emitido por um otorrinolaringologista e exame toxicológico de pelos para detecção de maconha, cocaína e anfetamina (todos com validade de três meses).
Além disso, serão exigidos: eletrocardiograma com laudo (para candidatos a partir de 35 anos); eletroencefalograma digital com mapeamento, laudo e avaliação neurológica por um especialista; escarro (somente para mulheres grávidas, como substituição ao raio-x); raio-x do tórax com laudo e exames de PSA livre e total (apenas para homens com 35 anos ou mais), todos com validade de seis meses.
O Detran também ressalta a necessidade de apresentação de avaliação oftalmológica feita por um especialista, considerando acuidade visual com ou sem correção e tonometria; colpocitologia (para mulheres com 35 anos ou mais); ultrassonografia mamária (mulheres com 35 anos ou mais) com validade de 12 meses, além do grupo sanguíneo e Fator RH.
O órgão garante que a Gerência de Pessoal entrará em contato com todos os nomeados para esclarecer dúvidas e oferecer suporte durante todo o processo.