[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Candidatos do Enem 2023 em Manaus classificam tema da redação como desafiador e complexo

"ENEM 2023 - DOMINGO (5) - MANAUS (AM) - Candidatos após saída da prova do Enem na unidade do CMPM V em Manaus — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

Candidatos de Manaus enfrentam desafio com tema da redação do Enem 2023

No último domingo, dia 5 de novembro, os candidatos de Manaus que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 se depararam com um tema de redação considerado “difícil” e “confuso” pelos participantes.

O tema do ano exigiu dos inscritos uma dissertação sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. De acordo com especialistas entrevistados pelo g1, o tema está dentro do perfil de prova do Enem, abordando um problema social relevante e demandando uma proposta de intervenção efetiva.

Entretanto, os estudantes relataram cansaço durante o primeiro dia de exame. Miguel de Oliveira, de 17 anos, que busca uma vaga em engenharia ou ciência da computação, considerou o exame cansativo, mas admitiu que o tema da redação permitiu um desenvolvimento satisfatório.

Já Nicole Vitória, de 17 anos, que sonha em cursar enfermagem em uma faculdade pública, considerou as provas do Enem fáceis, mas se surpreendeu com o tema escolhido para a redação.

Outra candidata, Anne Talyta, também de 17 anos, teve uma estreia no Enem e demonstrou confiança no exame, apesar de avaliar as questões como difíceis, devido a extensão dos textos e a linguagem complexa. Seu objetivo é cursar medicina e direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Já Júlio César Abreu, de apenas 15 anos, participou do Enem para ganhar mais experiência e preparação para os próximos anos. O estudante considerou a prova difícil, por estar no primeiro ano do ensino médio, mas gostou do tema da redação.

As provas do Enem serão realizadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, em 57 municípios do Amazonas. A expectativa pela divulgação do gabarito oficial é grande entre os candidatos, que estão focados em alcançar seus sonhos de ingressar na universidade.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/11/05/candidatos-do-enem-2023-em-manaus-avaliam-tema-da-redacao-como-dificil-e-confuso.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *