Mundo – Na última sexta-feira (2), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela divulgou o segundo boletim da eleição ocorrida no domingo (28), com 96,87% das urnas apuradas. Conforme os dados apresentados, o presidente atual, Nicolás Maduro, lidera com 51,95% dos votos, enquanto o candidato opositor, Edmundo González, possui 43,18%. Outros candidatos contabilizaram 4,86% das preferências e 0,41% dos votos foram nulos.
De acordo com o poder eleitoral, 59,97% dos 21,3 milhões de eleitores venezuelanos compareceram às urnas. Os dados indicam que Maduro recebeu 6,4 milhões de votos, enquanto González conquistou 5,3 milhões. Vale ressaltar que o CNE ainda não informou quando publicará as atas eleitorais desagregadas por mesa de votação, solicitação feita por países como Brasil, México e Colômbia.
Os anúncios foram realizados por Elvis Amoroso, presidente do conselho, que justificou a demora na divulgação dos dados devido a um ataque cibernético envolvendo as telecomunicações da Venezuela.
“Atacaram massivamente a infraestrutura tecnológica do Poder Eleitoral e as principais empresas de telecomunicações do Estado, atrasando a transmissão das atas e o processo de divulgação dos resultados. Além disso, a agressão incluiu incêndios em gabinetes eleitorais regionais, centros de votação e centros de transmissão de contingências. Apesar desses obstáculos, conseguimos transmitir a maioria das atas”, declarou Amoroso.
Elvis Amoroso não detalhou a publicação das atas por mesa eleitoral. No primeiro boletim, divulgado na madrugada de segunda-feira (29), com 80% das urnas apuradas, o CNE havia registrado 51,21% dos votos para Maduro e 44% para Edmundo.
A oposição contesta esses resultados e tem divulgado supostas atas eleitorais em um site, alegando que mostram a vitória de Edmundo. Na última quinta-feira (1º), os Estados Unidos reconheceram os dados apresentados pela oposição.
Nicolás Maduro entrou com um recurso no Tribunal Superior de Justiça (TSJ) pedindo uma investigação sobre os resultados. Uma audiência na Corte Suprema foi marcada para esta sexta-feira, iniciando as investigações do processo eleitoral.
Fonte: Agência Brasil
Leia mais:
Venezuela enfrenta crises sociais e políticas após vitória de Maduro
Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb
Fonte: https://portaltucuma.com.br/com-96-das-urnas-apuradas-boletim-do-cne-da-519-a-maduro-am77/