Pesquisar

Amazonas estende mutirão de cidadania para migrantes e refugiados; Saiba mais

Foto: divulgação

No Brasil, a importância de se manter regularizado com os documentos é crucial tanto para migrantes quanto para refugiados, visando assegurar a continuidade dos seus direitos no país. Em resposta à crescente procura por tais serviços no Amazonas, o Governo do estado tomou a iniciativa de estender o prazo dos atendimentos do mutirão de cidadania que está sendo realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, 5001, Flores, zona centro-sul de Manaus, até o dia 31 de julho.

Esta operação conjunta disponibiliza uma variedade de serviços essenciais oferecidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), além da Polícia Federal, Receita Federal e agências da ONU que atuam na área. Entre os serviços oferecidos, destaca-se a emissão e prorrogação de protocolos de residência e refúgio, a emissão do CPF, solicitação e retirada da 2ª via do Registro Nacional Migratório (RNM), bem como um espaço destinado a crianças e adolescentes, proporcionando-lhes atividades lúdicas e educativas.

Para atender a demanda, os serviços são prestados de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. A meta é atender aproximadamente 2 mil pessoas diariamente, sem a necessidade de agendar o atendimento previamente.

Jussara Pedrosa, a secretária titular da Sejusc, compartilhou que a extensão do prazo dos atendimentos foi motivada pela alta demanda percebida nos primeiros dias de atendimento. “Após observarmos a grande necessidade por parte dos migrantes e refugiados nos primeiros dois dias, decidimos estender o período de atendimento, garantindo assim que todos tenham a oportunidade de regularizar sua situação documental satisfatoriamente”, destacou ela.

Pedrosa enfatizou também que para ser atendido, não é necessário realizar agendamento prévio. “Ao chegarem aqui, os interessados passam por uma triagem inicial para a organização das filas, e em seguida, são encaminhados para os devidos atendimentos”, acrescentou.

Esta iniciativa representa um passo fundamental para facilitar o acesso a serviços essenciais que garantem a permanência digna e legal de migrantes e refugiados no Amazona, e reitera o compromisso do governo do estado com a inclusão social e o respeito aos direitos humanos.

Para manter-se atualizado sobre este e outros temas relevantes, inscreva-se usando o link: https://t.me/portaltucuma e receba notícias diretamente no seu Telegram.