Mais de 18 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão disponíveis para retirada nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus, segundo informações do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). Dessas carteiras, cerca de 30% são destinadas a crianças de zero a 12 anos.
É importante ressaltar que a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas recomenda solicitar a CIN somente para casos em que o cidadão esteja sem o documento devido a sinistros, perdas, roubos ou quando a identidade está com rasuras ou mal conservada. Isso porque o antigo Registro Geral (RG) ainda é válido até 2032.
A diretora do DPTC, Margareth Vidal, destaca que quase seis mil carteiras são referentes a crianças e adolescentes e ressalta que os pais ou responsáveis devem retirar o documento em nome dos menores. Ela enfatiza a importância de resgatar as carteiras o mais rápido possível.
É válido mencionar que, embora não haja impedimento para solicitar a CIN para filhos menores, o sistema pode enfrentar dificuldades para coletar os dados das crianças de até cinco anos devido à imaturidade das impressões digitais. Por isso, a emissão da CIN não é obrigatória nessa faixa etária. A diretora explica que os desenhos das impressões digitais nessa idade são muito pequenos para serem registrados adequadamente pelos equipamentos.
Importante ressaltar que a Certidão de Nascimento é considerada o documento oficial das crianças.