Amazonas aprova 720 unidades para o programa “Minha Casa Minha Vida” em parceria com o projeto “Amazonas Meu Lar”
O Amazonas deu um grande passo para solucionar a questão habitacional no estado ao aprovar a construção de 720 unidades na primeira fase do programa “Minha Casa Minha Vida”. Essas moradias serão construídas em parceria com o projeto estadual “Amazonas Meu Lar”, que recebe recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) por meio do programa do governo federal.
Além dessas unidades, o estado autorizou a construção de mais 5.630 moradias em projetos apresentados pelas Prefeituras Municipais e pela iniciativa privada, totalizando 6.350 unidades habitacionais com recursos do FAR.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Superintendência de Habitação (Suhab) estão trabalhando em conjunto para viabilizar esses projetos. As equipes já estão montando um plano de ação e buscando a aprovação junto à Assembleia Legislativa do Amazonas para a doação dos terrenos necessários.
A primeira fase do programa MCMV, voltada para famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640, contemplará dois projetos desenvolvidos pela Sedurb, um localizado no bairro Novo Aleixo e outro em Petrópolis, ambos em Manaus. Já a Suhab está trabalhando em quatro projetos: Conjunto Cidadão 10, Edifício da Receita Federal, área Remascente na Ponte Rio Negro e Conjunto Habitacional Alvorada.
Com essa iniciativa, o Amazonas está levando moradia digna para as famílias que mais precisam, além de impulsionar a economia local e gerar empregos na área da construção civil. A expectativa é de que esses projetos sejam concluídos no prazo de 150 dias e tragam melhor qualidade de vida para milhares de pessoas.