Temporal em Manaus afeta fornecimento de energia em escolas no primeiro dia de provas do Enem 2023
Um temporal ocorrido neste domingo (5) em Manaus afetou o fornecimento de energia em diversas escolas da capital durante a primeira aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região, Amazonas Energia, informou que o problema também afetou as cidades de Iranduba e Manacapuru, que ficaram sem energia elétrica durante a noite.
Segundo a Amazonas Energia, o temporal, acompanhado de fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos à rede elétrica, resultando no desligamento de circuitos de alimentadores em todas as zonas de Manaus. Essa situação contribuiu para o aumento de ocorrências emergenciais e afetou algumas escolas onde o Enem estava sendo realizado. No entanto, a empresa não divulgou quais áreas e escolas foram afetadas.
Diante disso, a Amazonas Energia reforçou as equipes de trabalho para realizar o atendimento emergencial. Já a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM) emitiu um comunicado informando que a interrupção no fornecimento de energia não prejudicou o andamento do primeiro dia de provas do Enem na capital. Porém, nos municípios de Iranduba e Manacapuru, os candidatos optaram por continuar a realizar as provas mesmo sem energia.
A Seduc-AM ainda destacou que os estudantes que se sentiram prejudicados poderão ingressar com recurso junto à coordenação do exame.
Neste ano, o Enem 2023 conta com mais de 92 mil inscritos no Amazonas, de acordo com dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os estudantes de Manaus participaram do primeiro dia de provas mesmo diante das dificuldades causadas pela falta de energia elétrica.