Parceria entre Prefeitura de Manaus e Suframa visa melhorar tráfego no Distrito Industrial
Manaus – A Prefeitura de Manaus, através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou a segunda reunião em 11 de março com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O objetivo foi discutir melhorias no trânsito do Distrito Industrial. Estiveram presentes representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), além dos portos Chibatão e Super Terminais.
Parceria para otimizar operações
Durante o encontro, firmou-se uma parceria onde o IMMU cederá uma área no Distrito Industrial para servir como parqueamento de veículos de grande porte apreendidos em fiscalizações. Essa ação busca otimizar as operações, garantindo maior fluidez no tráfego local.
As empresas Chibatão e Super Terminais se comprometeram a disponibilizar dois cavalos mecânicos para auxiliar na remoção desses veículos, facilitando as operações de fiscalização.
Programa Condutor Consciente
Outra medida acordada foi a intensificação do Programa Condutor Consciente, uma iniciativa do IMMU que visa sensibilizar condutores profissionais e não profissionais. O programa promove a atualização de conhecimentos sobre a legislação de trânsito, contribuindo para um tráfego mais seguro e organizado.
Estudo técnico e fiscalização
A engenharia de trânsito do IMMU será acionada para realizar um estudo técnico sobre a trafegabilidade e melhorias na sinalização na área do porto Chibatão. As empresas portuárias concordaram com o IMMU em realizar fiscalizações dentro dos pátios dos portos e o órgão se comprometeu a reforçar a fiscalização nos horários de pico, visando reduzir acidentes e melhorar a mobilidade na região.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou a importância da reunião e os avanços obtidos. “Uma reunião muito produtiva com diversos encaminhamentos para serem colocados em prática, a fim de melhorar o fluxo e o transporte dessas carretas no Distrito Industrial e também em toda Manaus”, afirmou Flores.
Importância para a economia de Manaus
Essas ações são essenciais para garantir a fluidez no Distrito Industrial, que tem papel estratégico na economia de Manaus. Em 2024, o setor movimentou cerca de 829 mil contêineres, com previsão de alcançar 1 milhão neste ano. A indústria é responsável por grande parte da receita municipal.
Para continuar o diálogo e implementação dessas medidas, o IMMU participará da Reunião Ordinária de Diretoria do Cieam, em 26 de março, reforçando o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana e segurança viária na capital amazonense.
Com informações da Assessoria.