No cenário do futebol brasileiro, a derrota por 3 a 1 do Palmeiras para o Botafogo no Allianz Parque complicou as aspirações do time paulista no Brasileirão. A equipe comandada por Abel Ferreira foi dominada pelo adversário e agora depende de uma combinação de resultados para manter vivo o sonho do tricampeonato.
Com este revés, o Palmeiras viu o Botafogo abrir uma vantagem de três pontos no topo da tabela, reassumindo a liderança a apenas duas rodadas do fim da competição. De acordo com um estudo realizado pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Palmeiras tem 24,1% de chances de conquistar o título, enquanto o Botafogo possui 75%. O Internacional aparece com 0,76% e o Fortaleza com 0,14%, completando a lista.
Anteriormente, as chances de título do Verdão eram de 64,2% após a vitória sobre o Atlético-GO fora de casa. Em contrapartida, o Botafogo, que havia perdido pontos contra o Vitória no Rio de Janeiro, tinha 33,1% de probabilidade.
“O Botafogo está com tudo para ser campeão, há quatro anos investe para isso. Quando cheguei ao Brasil, o Botafogo estava na segunda divisão, em quatro anos está na final da Libertadores e a disputar o campeonato palmo a palmo conosco. Botafogo tem tudo nas mãos para ser campeão, sem dúvida nenhuma”, declarou Abel Ferreira.
O calendário pode favorecer o Palmeiras, já que, ao contrário do time paulista que está focado apenas no Brasileirão, o Botafogo precisa dividir suas atenções entre duas competições no fim da temporada. Nesta quarta-feira (27), o Glorioso viaja para Buenos Aires, na Argentina, onde enfrentará o Atlético-MG na final da Copa Libertadores, marcada para o dia 30.
A intensa sequência de jogos fora de casa, aliada à pressão por títulos, pode afetar o rendimento do clube carioca. Apenas quatro dias após a final da Libertadores, o Botafogo enfrentará o Internacional, atual terceiro colocado, em um confronto crucial na disputa pelo campeonato.