[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Prazo de transferência temporária de local de votação começa hoje (22)

Foto: divulgação

No Brasil, a partir desta segunda-feira (22), fica aberta a possibilidade aos eleitores que desejam solicitar a mudança temporária de seção ou local de votação. Esta opção só está disponível para alterações dentro do mesmo município onde o eleitor está cadastrado. Os interessados têm até o dia 22 de agosto para realizar esse pedido, visando as eleições municipais do próximo ano, marcadas para o dia 6 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente eleitores com a situação regularizada no cadastro podem fazer tal solicitação. Essa flexibilidade tem o objetivo de “facilitar o acesso ao voto para aqueles que, por razões de trabalho, limitações de mobilidade ou situações temporárias de privação de liberdade, se veem impedidos de votar nas seções eleitorais originais”.

Entre os grupos que podem requerer essa mudança temporária, estão incluídos os presos provisórios e jovens em centros de internação, membros das forças armadas e da segurança pública que estarão em serviço no dia da eleição, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas, membros de comunidades tradicionais ou moradores de áreas rurais, além de juízes, servidores da Justiça Eleitoral e promotores.

Para mais informações sobre como proceder para a alteração temporária do local de votação, é possível consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral.

Com esta notícia, evidencia-se a iniciativa da Justiça Eleitoral em promover inclusão e garantir que todos tenham a capacidade de exercer seu direito de voto nas eleições municipais de 2024.

Este conteúdo foi atualizado com informações da Agência Brasil.