[email protected]

cropped-logo-1
Pesquisar

Governo auxilia famílias afetadas por incêndio em Nhamundá com benefícios e cadastro

Foto: divulgação

Na última terça-feira (16), o Governo do Amazonas deu continuidadade ao importante atendimento às famílias gravemente afetadas pelo devastador incêndio em Nhamundá, que deixou 14 residências em escombros e foi a causa da lamentável morte de uma criança de seis anos. A ação do Estado envolveu o cadastramento de 69 indivídos atingidos, a fim de facilitar a emissão de novos documentos e a concessão de assistências governamentais, bem como apoio psicossocial e a minuciosa inspeção do local afetado.

Sob as orientações do governador Wilson Lima, uma força-tarefa estadual aterrissou no município logo na segunda-feira (15), com um time composto por quatro psicólogos e três assistentes sociais da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Paralelamente, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) concretizou o envio de sete profissionais qualificados, entre psicólogos, assistentes sociais, técnicos de cidadania e enfermeiros, ao terreno. Eles receberam a missão de priorizar o levantamento de famílias que dependem de benefícios do governo, as que foram privadas de seus documentos e avaliar as extensões dos danos materiais.

Estes especialistas também intensificaram as ações de suporte dirigidas à família enlutada pela perda da criança, fornecendo apoio psicológico específico. Além disso, participaram de visitações a uma criança de nove anos que está sob cuidados hospitalares e outras duas que, embora tenham sofrido ferimentos leves, estão recebendo tratamento em suas próprias residências. Uma atenção redobrada está sendo direcionada às crianças e adolescentes, vítimas majoritárias desta catástrofe, por meio de assistência psicossocial focada.

A operação integrada também conta com o apoio da Delegacia Interativa de Polícia do município, que está se fazendo presente na creche acolhedora das famílias afetadas, no intuito de agilizar a emissão de novos documentos e efetuar boletins de ocorrência necessários.

A equipe da Defesa Civil do Amazonas, composta por cinco membros, inclusive técnicos e engenheiros, já realizou uma completa avaliação do terreno afetado, explorando a viabilidade de reconstruir as moradias destruídas. Está em desenvolvimento um projeto visando a reconstrução e ocupação de uma área de 1.250 metros quadrados.

Com informações da assessoria

Fonte: https://portalmanausalerta.com.br/governo-realiza-cadastro-beneficios-e-suporte-as-familias-afetadas-pelo-incendio-em-nhamunda/